Política de Privacidade

Considerações Iniciais

Na “EVONIC – Evolution and Innovation Consulting, Lda.” a disponibilidade, confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das nossas principais preocupações.

Estamos sujeitos aos mais elevados padrões de privacidade e apenas iremos utilizar os seus dados pessoais para finalidades claramente identificadas e de acordo com os seus direitos de proteção de dados.

A presente Política de Privacidade explica quais são os dados pessoais que a EVONIC recolhe, através das nossas interações consigo e através dos nossos serviços, e como esses dados são utilizados.
Leia por favor, os detalhes específicos desta Política de Privacidade, que fornecem informações adicionais sobre os serviços da EVONIC.

Esta Política aplica-se às interações da EVONIC consigo e aos serviços e produtos EVONIC no geral.

A EVONIC reserva-se o direito de atualizar ou modificar a sua Política de Privacidade a qualquer momento, nomeadamente, de forma a adaptá-la a alterações legislativas. Para ter acesso à última versão publicada é aconselhado a visitar esta página.

Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?

A EVONIC é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos contactos dos seus clientes e/ou potenciais clientes que procedam ao preenchimento dos seus dados e à submissão de um pedido de consentimento. Após esse pedido, a EVONIC poderá igualmente transmitir os seus dados pessoais fornecidos para determinados parceiros contratuais, os quais poderão utilizar os seus dados para as finalidades indicadas no referido pedido de consentimento.

Apesar de a presente Política descrever a utilização dos seus dados pessoais por parte dos parceiros da EVONIC, estes podem proceder a recolhas autónomas dos seus dados e deverão ter as suas próprias políticas de privacidade, as quais determinam como irão proceder à sua utilização. Assim, é importante que leia adicionalmente essas políticas de privacidade. Deverá contactar diretamente o parceiro relativamente a qualquer alteração ou questões relativas à utilização que por estes é feita, dos seus dados pessoais.

Como é que recolhemos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados nas seguintes situações:

  • Se proceder ao preenchimento dos seus dados pessoais e à submissão do pedido de consentimento para a finalidade indicada.
  • Se manifestar interesse num produto/serviço da EVONIC ou da sua rede de parceiros.
  • Se adquirir e/ou usufruir um produto e/ou serviço da EVONIC.
Que tipos de dados são recolhidos pela EVONIC?
Os dados pessoais recolhidos pela EVONIC são:
  • Informações de contacto
    • Nome e detalhes do contacto (e-mail, telefone, telemóvel)
  • Informação Pessoal
    • Função, cargo, registo de oportunidades, pedidos de proposta, Informação e dúvidas no âmbito de produtos/serviços da EVONIC e seus parceiros, dados de serviços/projetos executados pela EVONIC.
  • Dados de identificação
    • Número de contrato, número do pedido no âmbito de um serviço/contrato, nome de utilizador (acesso ao portal de cliente e de projetos).
  • Histórico de cliente
    • Rácio de satisfação de cliente; produtos e serviços adquiridos, incluindo informação sobre o detalhe dos produtos; data de registo e validação dos pedidos; data da proposta, data da encomenda, data de entrega, preço; informações de garantia/manutenção e/ou suporte;
    • histórico de propostas, serviços, projetos; participações em eventos (local, empresa); histórico de reclamações/sugestões.
  • Dados dos Serviços e Contratos da EVONIC
    • Histórico de contratos e de pedidos efetuados;
  • Dados do Portal de Cliente
    • Caso se tenha registado no Portal do Cliente, é possível a utilização dos seguintes dados: detalhes de como utilizou o Portal, a data e hora e natureza dos seus pedidos, dados de contratos de serviço.
  • Dados do Website e redes sociais
    • No Website, cookies, o seu endereço de IP, dados sobre o dispositivo que usa para interagir com o Portal.
    • Se o cliente se registou ou se autenticou nas redes sociais, dados de utilização das redes sociais da EVONIC (por exemplo, visitas e publicações nos fóruns).

No âmbito do fornecimento de um produto/serviço a EVONIC poderá ter acesso a dados pessoais dos seus clientes, (Colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros). Os colaboradores da EVONIC só acedem aos sistemas dos clientes com o seu conhecimento e pedido explicito (inclui as manutenções preventivas periódicas). Os dados só são tratados no decorrer da intervenção ou projeto e para a finalidade solicitada pelo cliente.

Caso exista a necessidade de efetuar uma cópia de dados pessoais dos sistemas do nosso cliente para os sistemas da EVONIC para a finalidade de testes ou diagnóstico de uma ocorrência, os colaboradores da EVONIC solicitam essa autorização por escrito (e-mail) e comprometem-se a usar esses dados apenas no âmbito e finalidade dessa intervenção, bem com a eliminá-los assim que a intervenção esteja concluída.

Os dados pessoais facultados a parceiros da EVONIC são:
  • Informações de Contacto
    • Nome e detalhes do contacto (e-mail, telefone, telemóvel)
  • Informação Pessoal
    • Função, cargo; pedidos de proposta; Pedidos de Informação, dúvidas e pedidos de suporte no âmbito de produtos/serviços da EVONIC; envio/receção e devolução de equipamentos no âmbito de produtos/serviços da EVONIC.
Qual a finalidade da recolha dos dados pessoais por parte da EVONIC?

Os seus dados pessoais serão recolhidos e utilizados para a finalidade de Assistência ao Cliente e Marketing (Informações sobre a atividade, eventos e comunicação de informação comercial sobre os produtos/serviços da EVONIC), nos estritos termos por si selecionados nos pedidos de Consentimento.

Nos termos da legislação de proteção de dados vigente na União Europeia (o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) a utilização de dados pessoais tem de justificar-se ao abrigo de, pelo menos, um fundamento jurídico para o tratamento de dados pessoais. Pode consultar a explicação sobre o âmbito de cada um desses fundamentos abaixo referidos*.

O fundamento jurídico aplicável à recolha e utilização dos seus dados pessoais para fins de assistência ao cliente e marketing é o seu consentimento.

*Fundamentos jurídicos para o tratamento de dados pessoais:
  • Quando tenha dado consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais (para estes efeitos ser-lhe-á apresentado um formulário de consentimento para a utilização dos seus dados, consentimento esse que poderá ser posteriormente retirado);
  • Quanto o tratamento seja necessário para celebrar um contrato consigo ou proceder à sua execução;
  • Quando o tratamento seja necessário para cumprimento das obrigações legais a que a EVONIC se encontre sujeita;
  • Quando o tratamento seja necessário para alcançar um interesse legítimo e os nossos motivos para a sua utilização prevaleçam sobre os seus direitos de proteção de dados;
  • Quando o tratamento for necessário para que possamos declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial contra si, nós ou um terceiro.
Como é que mantemos os seus dados pessoais seguros?

A EVONIC guarda os dados dos seus contactos de clientes internamente e através de um dos seus parceiros de referência, a MICROSOFT. Ambos são protegidos e mantidos de acordo com standards elevados de segurança e por forma a respeitar o RGPD e as leis de privacidade aplicáveis. Poderá consultar a respetiva Política de Privacidade.

Apesar de a transmissão de dados através da internet ou website não poder garantir total segurança contra intrusões, nós e os nossos prestadores de serviços e parceiros comerciais envidamos os melhores esforços para implementar e manter medidas de segurança física, eletrónica e procedimental destinadas a proteger os seus dados pessoais em conformidade com os requisitos de proteção de dados aplicáveis. Entre outras, implementámos as seguintes:

  • Acesso pessoal restrito aos seus dados pessoais com base no critério da “necessidade de conhecer” e apenas no âmbito das finalidades comunicadas;
  • Proteção dos sistemas de tecnologias de informação através de firewalls e mecanismos de autenticação tendo em vista impedir o acesso não autorizado aos seus dados pessoais;
  • Monitorização permanente dos acessos aos sistemas de tecnologias da informação tendo em vista prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais;
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

Conservamos os seus dados apenas durante o período que for necessário no âmbito da finalidade para a qual estes foram recolhidos. Uma vez atingido o prazo máximo de conservação, os seus dados pessoais serão anonimizados de forma irreversível (podendo os dados anonimizados ser conservados) ou serão destruídos de forma segura.

Para as finalidades descritas nesta Política de Privacidade (assistência ao cliente e marketing) os seus dados pessoais irão ser conservados até ao prazo máximo de 60 meses (5 anos) contados a partir da recolha do seu consentimento ou do último contacto realizado (consoante o que ocorra em último lugar) e caso, dentro deste período, não tenha retirado o seu consentimento.

Contudo, se pretender poderá sempre solicitar um esclarecimento junto da EVONIC, através de um pedido efetuado a partir a partir do nosso Formulário de Direitos de Privacidade de Dados.

Com quem podemos partilhar os seus dados pessoais?

A EVONIC não divulga a terceiros quaisquer dados pessoais, sem o seu consentimento, exceto quando se tratam de empresas do Grupo RIS2048, ou quando tal seja necessário para que os fornecedores ou parceiros comerciais da EVONIC possam fornecer um produto ou serviço ou executar uma função em nome da EVONIC, ou quando tal for exigido ou permitido por lei.

Sempre que a EVONIC divulgar os dados pessoais salvaguardará o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais, nomeadamente através da previsão de disposições contratuais que garantam que o terceiro utiliza os dados recebidos somente para as finalidades especificadas (se existir base legal para o efeito), caso contrário, estes só serão facultados após o consentimento do titular de dados.

O Disposto segue em conformidade com os fins descritos nesta Política, e que faz uso de meios de segurança adequados, de forma a proteger os seus dados pessoais contra tratamentos ilegais ou não autorizados bem como contra a sua perda acidental, destruição ou outras ações danosas.

Como é que pode alterar ou retirar o seu consentimento?

Através do consentimento desta Política de Privacidade está a conceder-nos permissões para procedermos ao tratamento dos dados para os propósitos anteriormente mencionados.

Pode, a qualquer momento, alterar ou retirar o seu consentimento, com efeitos para o futuro aqui. Após retirada total das suas declarações de consentimento deixará de ser contactado e de receber comunicações para as finalidades descritas nesta Política.

O Consentimento pode ser removido em qualquer altura, bastando para tal consultar a mensagem enviada aquando da sua primeira interação com a EVONIC, ou clicando aqui, escolhendo as opções disponíveis nas caixas de seleção de acordo com as suas preferências. Alternativamente poderá efetuar um pedido a partir do nosso Formulário de Direitos de Privacidade de Dados.

A última solicitação relacionada com o seu Consentimento submetida à EVONIC irá prevalecer sobre todas as anteriores.

Poderá ser contactado pela EVONIC por causa dos seus dados pessoais?

De acordo com o RGPD, os seus dados pessoais serão alvo de rigorosas medidas de minimização de riscos no sentido de preservar os direitos e liberdades dos cidadãos, nomeadamente contra acessos indevidos. Caso exista algum tipo de violação de Privacidade será informado, seguindo o disposto na Política de Proteção de Dados da EVONIC.

Questões, direitos de privacidade e direito de apresentar reclamação junto da sua autoridade de controlo

Caso seja utilizador registado nas plataformas de serviços da EVONIC, recordamos que poderá efetuar a atualização dos seus dados pessoais autonomamente sendo que disponibilizamos um formulário de contacto para qualquer questão relacionada com a utilização dos seus dados pessoais.

Caso não se encontre registado nas plataformas de serviços da EVONIC, e se tiver alguma questão relacionada com a nossa utilização dos seus dados pessoais deverá, em primeiro lugar, contactar-nos através através do Formulário de Direitos de Privacidade de Dados, devendo indicar qual o direito que pretende exercer.

Sujeito a determinadas condições, poderá ter o direito de nos solicitar que:

  • lhe disponibilizemos informação adicional sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais;
  • lhe facultemos uma cópia dos dados pessoais que nos forneceu;
  • forneçamos os dados pessoais que nos forneceu a outro responsável pelo tratamento a seu pedido;
  • atualizemos quaisquer incorreções nos dados pessoais que conservamos;
  • que apaguemos os dados pessoais cuja utilização deixou de ser legítima;
  • limitemos a forma como utilizamos os seus dados pessoais até que a reclamação apresentada seja investigada.

O seu exercício destes direitos está sujeito a determinadas exceções destinadas à salvaguarda do interesse público (prevenção ou deteção de crimes) ou do nosso interesse (manutenção do sigilo profissional).
Caso exerça algum destes direitos iremos proceder à sua análise e responderemos até 1 mês.

Caso esteja insatisfeito com a nossa utilização dos seus dados pessoais ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direitos, tem o direito de apresentar reclamação junto da sua Autoridade de Controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD | Rua de São Bento, n.º 148, 3º, 1200-821 Lisboa | Tel: 351 213928400 | Fax: +351 213976832 | e-mail: geral@cnpd.pt

Detalhes de Contacto

Detalhes de Contacto do Encarregado de Proteção de Dados da EVONIC

Linha telefónica:+351 217 101 102, disponível das 9:00 às 18:00 de 2ª a 6ª feira

E-mail: evo.privacy@evonic.pt